A Prótese Fixa cumpre a função de substituir um ou mais dentes que foram perdidos ou destruídos e são fixas nos dentes vizinhos as áreas sem dentes.
Após a restauração do dente por meio do implante, o paciente segue vida normal.
A Prótese Fixa cumpre a função de substituir um ou mais dentes que foram perdidos ou destruídos e são fixas nos dentes vizinhos as áreas sem dentes. São grupos de coroas dentais, presas sobre dentes ou implantes, feitas de porcelana. Elas reabilitam a destruição ou perda, seja de um ou vários dentes.
A prótese fixa é indicada quando há falta de um dente, e não se pode usar implantes dentários para ancoragem do novo dente. O tratamento não necessita de cirurgia e é uma opção para aqueles que querem evitá-la ou que tenham restrição clínica para cirurgia.
Para sua confecção é necessário um desgaste dental para que a prótese encaixe perfeitamente, de maneira estética, e os dentes naturais que receberão este revestimento não aumentem muito de volume. Em muitos casos é necessário o tratamento de canal dos dentes de suporte. Isso vai depender da inclinação e da quantidade de desgaste que será feito em cada dente.
O paciente não fica sem os dentes durante o tratamento. O paciente faz o uso de uma prótese provisória, similar a prótese definitiva, porém feita em resina acrílica, possibilitando mastigar, falar e sorrir durante o tratamento.
Coroas, capas ou pivot são estruturas utilizadas para cobrir inteiramente ou somente uma parte de um dente
danificado. Além de conferir maior resistência, a prótese pode ser utilizada para melhorar a estética, o
formato ou alinhamento dos dentes no arco, pois são planejadas e confeccionadas junto a um laboratório
especializado. Hoje em dia já existem programas de computador que melhoram ainda mais o acabamento e a estética das próteses, pois são fabricadas a partir de máquinas de alta precisão.
Esse tipo de procedimento geralmente é indicado para: substituir uma grande restauração quando não restar muita estrutura do dente; proteger um dente enfraquecido por fraturas; restaurar um dente fraturado; ligar outra prótese; sobre implante dentário; cobrir um dente escurecido ou deformado; cobrir um dente que tenha sofrido um tratamento de canal.
A principal indicação da prótese dentária fixa é a substituição de dentes perdidos da arcada, atuando na reparação do espaçamento deixado e impedindo problemas na mastigação, fala, autoestima e de desalinhamento dentário.
Outra indicação frequente desse tratamento são pessoas que fizeram o uso da dentadura móvel e não se adaptaram bem ao dispositivo, possuindo assim o interesse de trocar o modelo móvel pelo modelo fixo.
O uso da prótese dentária fixa também pode ser motivado em casos em que a perda de parte considerável da dentição é algo previsto, encaminhando o paciente ao planejamento deste tipo de restauração.
Entre as principais causas da perda e dos prejuízos à estrutura do dente estão a evolução de cárie, a incidência de traumas e complicações durante a realização de procedimentos como o tratamento de canal.
Assim como a dentadura móvel, fixa também possui os seus sub-modelos que são indicados de acordo das particularidades de cada caso.
Assim como a móvel, a prótese dentária fixa pode ser confeccionada por diferentes tipos de materiais, uns mais estéticos e resistentes que outros, são eles: Dissilicato de lítio, Porcelana, Zircônia e Porcelana sobre Zircônia.
O serviço de Odontologia | Prótese Fixa
A diferença entre prótese e implante está no fato de que o primeiro substitui a parte visível do dente — a coroa, no caso. Já o implante traz, inclusive, uma nova raiz. No geral, prótese e implante cumprem os mesmos objetivos: substituir um ou mais dentes perdidos, seja qual for o motivo que levou à extração do dente. ⚡️ Não se trata apenas de estética, mas de ganhos para a saúde bucal, qualidade da mastigação e até da fala. Alguns procedimentos podem associar o uso da prótese e implante, como no caso do chamado overdenture — técnica que coloca a prótese removível sobre uma base implantada.
Por fim, a prótese fixa sobre o implante é a abordagem tradicional, em que a prótese é feita sobre o implante dentário.
Dessa forma, existe a possibilidade de se trocar dentaduras móveis por prótese fixa de porcelana, que é o modelo de impacto positivo estético e de melhor durabilidade. A troca por uma prótese de porcelana e zircônia também é possível.
A prótese dentária fixa é o modelo preferível em consultório, na maioria dos casos, considerando a sua série de benefícios, entre eles:
Especialista em Implantodontia, direção e supervisão na área de cirurgia e implantes dentários.
Especialista em endodontia (tratamento de canal), ortodontia
Especialista em endodontia (tratamento de canal), ortodontia (aparelhos dentários), alinhadores invisíveis e lentes de contato dentais.
Sorrir com vontade. Sorrir com paixão. Sorrir com liberdade. A qualquer momento. Sem receio, sem constrangimento, sem medo de ser feliz.