Com o propósito de melhor a estética do sorriso, deixando-o mais harmonioso, e para melhorar a saúde bucal dos pacientes, com a retirada de gengivas grandes e espaçosas a gengivoplastia é um procedimento que está sendo muito procurado pelos pacientes e indicados pelos melhores profissionais.
Gengivoplastia é a cirurgia ou plástica na gengiva para corrigir ou mudar o tamanho ou a forma da gengiva.
Na maioria das pessoas a porção inferior do lábio superior assume uma forma que limita a quantidade de tecido gengival que é exposto quando sorri.
Pacientes que possuem uma linha do sorriso alta e/ou dentes anteriores curtos expõem uma larga zona de gengiva, é o que chamamos de sorriso gengival.
Existem ainda indivíduos que apresentam dentes com tamanho e forma normal, a gengiva localizada na posição correta mas expõem a gengiva excessivamente pois têm uma maxila proeminente ou tomam alguma medicação que provoca hiperplasia gengival.
Normalmente, pacientes incomodados com esse sorriso gengival chegam à clínica em busca de harmonia e estética na proporção entre o tamanho de seus dentes e faixa de gengiva exposta ao sorrir.
[monsterinsights_popular_posts_inline]
Mas para indicar um procedimento ou realizar em seu paciente é preciso conhecer do que se trata a gengivoplastia, é por isso, que vamos falar um pouco aqui no blog sobre esse assunto.
A gengivoplastia é um procedimento cirúrgico odontológico que tem como finalidade refazer o contorno da gengiva nos dentes (envolvendo ou não plastia de tecido ósseo) e geralmente é realizado no próprio consultório do dentista.
A especialidade que trata desse problema estético é a periodontia.
É possível realizar esse procedimento de duas maneiras: à laser ou com o bisturi.
Ultimamente os procedimentos à laser estão se tornando cada vez mais comuns por conta dos avanços na tecnologia do laser que continuam a tornar as ferramentas mais baratas e fáceis de usar.
Como as causas do sorriso gengival são multifatoriais e nem sempre se resolve apenas com gengivoplastia, é importante passar por um estudo detalhado do profissional a fim de que a cirurgia seja bem indicada.
Esta análise inclui medidas, fotografias e radiografias. Além disso, algumas vezes é necessário realizar procedimentos ortodônticos ou protéticos associados.
COMO É FEITA A CIRURGIA?
A cirurgia é simples e indolor. Aplica-se anestesia local e com bisturi refaz-se o contorno da gengiva. Dependendo dos estudos realizados antecipadamente remove-se tecido ósseo ou não.
O tempo da cirurgia varia de acordo com a quantidade de dentes que irá ser trabalhada.
O pós-operatório é de aproximadamente uma semana, e neste período é colocado uma massa protetora no local.
Assim, o paciente não sente dor alguma.
[monsterinsights_popular_posts_widget]
A mudança é evidente logo após a operação, o resultado final é melhor avaliado em 1 semana. Após esse período, verifica-se inclusive melhora na autoestima dos pacientes, que passam a sorrir com mais naturalidade.
Os lasers podem ser mais precisos e permitir uma cicatrização e cauterização mais rápidas devido ao calor do laser, mas a técnica com o bisturi bem aplicada com toda delicadeza e eficiência que o odontologista possa ter também tem suas vantagens, como o fato de ser um procedimento mais barato e se bem executado pode ser menos doloroso.
O valor a ser cobrado do procedimento tem sua variação na quantidade de trabalho a ser realizada, quantas sessões levará para ser concluído.
Além do valor variar de região para região e dependendo do profissional que realizará o procedimento.