Você já ouviu falar sobre o Conceito de Estética Orofacial, a Odontologia foi ligada apenas à boca, com procedimentos relacionados à saúde bucal e à aparência dos dentes.
Contudo, a atuação profissional que tem relação maior com a estética orofacial ganhou mais evidência nos últimos anos.
Você já conhece esse conceito?
Ele se trata de uma atuação mais abrangente na Odontologia, então, preparei este conteúdo para esclarecer o assunto.
O que é estética orofacial?
A estética orofacial trata da atuação na Odontologia que também foca a beleza e a harmonização da face do paciente.
Assim, além de buscar intervenções que melhorem a saúde e a funcionalidade do sorriso, dos ossos e dos músculos da região, a atuação se preocupa com a autoestima e a satisfação da pessoa.
Dessa maneira, o dentista faz uma avaliação das demais características do paciente para valorizar os resultados alcançados por meio dos tratamentos odontológicos, muitas vezes por meio de procedimentos complementares.
Isso faz com que os tratamentos sejam ainda mais completos, já que unem todos os aspectos — saúde, funcionalidade e beleza . Sempre visando encontrar as soluções ideais a cada paciente.
Por causa disso, a área também ficou conhecida como harmonização orofacial ou apenas harmonização facial.
[monsterinsights_popular_posts_inline]
Quais são os tratamentos usados?
Existem diversos tipos de procedimentos que podem ser usados em complemento às intervenções odontológicas com o objetivo de melhorar a estética orofacial e promover a harmonização do rosto. Conheça os principais:
- toxina botulínica ou Botox;
- preenchimento labial ou facial;
- skinbooster;
- microagulhamento;
- bioestimuladores de colágeno;
- bichectomia;
- fios de sustentação;
- lipo de papada.
Além disso, quando o foco é a melhoria da estética facial, os próprios procedimentos odontológicos fazem parte do processo.
Por exemplo:
- clareamento dental;
- lentes de contato dentais;
- implantes dentários;
- gengivoplastia;
- tratamento ortodôntico.
Quais problemas podem ser tratados com a estética orofacial?
Com a diversidade de tratamentos ofertados, a estética orofacial consegue intervir em diversos problemas enfrentados pelos pacientes, sempre focando o bem-estar e a autoestima, enquanto também restabelece funções orais, respiratórias e mastigatórias.
Conheça os principais:
- problemas de mastigação;
- dores de cabeça e na articulação da mandíbula;
- problemas na mordida e na posição dos dentes;
- flacidez da pele;
- gengiva aparente;
- assimetrias excessivas;
- rugas e linhas de expressão.
Por meio dos tratamentos, também é possível afinar o rosto, melhorar os contornos e fazer preenchimentos, além de retirar o excesso de gordura da papada.
[monsterinsights_popular_posts_widget]
Por que investir nesse tipo de tratamento?
A atuação do dentista é essencial para garantir a saúde bucal e a funcionalidade dos dentes. Porém, as correções do sorriso nem sempre são suficientes.
Muitas vezes, existem outras características do rosto que trazem incômodos e afetam a autoestima.
Dessa maneira, ao optar por esse tipo de intervenção, o dentista faz um planejamento completo baseado nas queixas do paciente e nas suas características.
Ou seja, é feita uma avaliação profunda da estrutura facial, incluindo ossos, músculos e pele, além da arcada dentária, para entender o que pode ser melhorado e avaliar os tratamentos mais indicados.
Como resultado, você consegue obter melhorias estéticas que equilibram todos os traços da face e do sorriso. Isso valoriza os pontos fortes da sua aparência para elevar a autoestima e promover mais qualidade de vida.
Portanto, a estética orofacial é um cuidado importante adotado pelos dentistas ao oferecer uma atuação completa aos pacientes.
Ele vai além dos tratamentos tradicionais da Odontologia visando oferecer resultados mais satisfatórios, harmonizando todas as características faciais.