A prótese protocolo é uma solução moderna e segura que atua na reabilitação oral de pacientes que já perderam todos os dentes. Ela funciona como uma prótese fixa, composta, geralmente, por 12 dentes presos em uma única estrutura, que são parafusados sobre 4 a 6 implantes.
A prótese protocolo é um tipo de dispositivo utilizado para substituir os dentes que o paciente perdeu. Desse modo, assim como as outras próteses, ela é responsável por devolver as funções mastigatórias, estéticas e fonéticas. Portanto, a prótese é extremamente importante para que o paciente possa ter uma qualidade de vida melhor.
Essa prótese é um modelo fixo, sendo assim, ela não pode ser removida pelo paciente. Para alguns pacientes isso pode ser um ponto negativo, pelo fato de preferirem a prótese móvel.
O fato de ser um modelo fixo faz com que seja necessário que ela possua um sistema responsável por sua fixação.
Essa fixação é feita por meio de implantes, o que garante que a prótese fique mais estável, garantindo assim um maior conforto e estabilidade ao paciente na hora de mastigar e falar.
A prótese protocolo é um tipo de prótese total, o que significa que ela é utilizada para substituir todos os dentes da arcada.
Dessa maneira, ela é utilizada quando o paciente perdeu todos os dentes da arcada, o que significa que ao utilizá-la o paciente faz a reposição dos dentes perdidos.
É possível utilizar a prótese protocolo tanto para substituir os dentes superiores, com o protocolo superior, e os debaixo com o inferior.
A fixação da prótese protocolo é feita por meio de implantes, mas o que são esses implantes e como eles são fixados?
O implante dentário é uma estrutura que é fixada ao osso periodontal, o osso de suporte dos dentes, onde as raízes dentárias ficam fixadas.
Sendo assim, eles possuem função de exercer a função de suporte das próteses, como se fossem suas raízes artificiais.
Portanto, além de fixá-las, eles são responsáveis por garantir uma estabilidade e segurança maior ao paciente que utiliza a prótese sobre implante.
O implante garante que elas ofereçam maior conforto para o paciente na hora de exercer as funções do dia a dia, como falar e mastigar.
Essa segurança se deve ao fato de o implante garantir que a prótese não irá se soltar ou escorregar, além de promover maior estabilidade ao mastigar.
Eles garantem essa estabilidade devido ao fato de o implante passar por uma osseointegração, o que é um processo que pode demorar um certo tempo.
Assim, ao utilizar as próteses sobre implante, o paciente pode garantir que sentirá uma confiança maior para executar suas tarefas do dia a dia.
A fixação desses implantes é feita por meio de um procedimento cirúrgico, onde após o procedimento é necessário esperar um período de até 6 meses para a conclusão da osseointegração.
Isso significa que após a fixação dos implantes, o paciente deve esperar a conclusão desse período para que a prótese possa ser enfim fixada.
Contudo, para a realização desse procedimento é necessário que o paciente possua gengivas saudáveis e uma boa estrutura óssea.
Desse modo, caso ele não atenda a esses requisitos, é necessário tratar qualquer tipo de condição que aflige a gengiva, para que ela se torne saudável e também realizar um implante ósseo para que haja o volume ósseo necessário.
O fato de ser fixa sobre implantes também garante que a adaptação do protocolo inferior seja mais simples, visto que ela é uma região responsável por causar vários problemas de adaptação.
Assim como qualquer tipo de procedimento, aparelho e prótese odontológica, a prótese protocolo possui vantagens e desvantagens.
Portanto, cabe ao paciente avaliá-las para que ele possa decidir por si mesmo se vale ou não a pena optar por essa prótese.
Sendo assim, as vantagens de se optar pela prótese protocolo são:
Atualmente, existem alguns modelos diferentes de prótese protocolo no mercado, dentre as quais estão a de acrílico, a metalocerâmica e a metal free.
O serviço de Odontologia | Prótese Protocolo
Quando o paciente opta por usar dentadura, ocorre o processo de reabsorção óssea, ou seja, o definhamento da gengiva e dos tecidos que rodeavam o dente. Isso porque não há nada que sustente a região afetada, uma vez que o osso responsável pela sustentação dentária parou de receber estímulo. ⚡️ Com a prótese protocolo é preciso fixar o implante no osso, o que garante estabilidade à prótese e também interrompe o processo de reabsorção óssea, tornando a adaptação mais tranquila.
Quer acabar com as restrições e com os momentos de constrangimento ao falar, sorrir ou comer?
A solução é trocar a prótese removível pela prótese protocolo.
Já que elas ficam totalmente fixas no maxilar, apresentam muito mais estabilidade.
Dessa forma, o paciente não tem de se preocupar, muito menos gastar, com adesivos fixadores e leva uma vida muito mais confiante.
Especialista em Implantodontia, direção e supervisão na área de cirurgia e implantes dentários.
Especialista em endodontia (tratamento de canal), ortodontia
Especialista em endodontia (tratamento de canal), ortodontia (aparelhos dentários), alinhadores invisíveis e lentes de contato dentais.
Sorrir com vontade. Sorrir com paixão. Sorrir com liberdade. A qualquer momento. Sem receio, sem constrangimento, sem medo de ser feliz.